Receita de shampoo para Low Poo

Oie!

Trouxe hoje a receita de shampoo para quem faz low poo que postei esses dias no instagram e no meu snapchat (Viapoli) =D Mas primeiro…

O que é Low Poo?

Low Poo (e No Poo) são técnicas capilares criadas por uma cabelereira chamada Lorraine Massey, que consistem em eliminar o uso de produtos pesados para o cabelo. Entenda por pesados cortar o uso de sulfatos (que é um detergente muito forte, que resseca demais o cabelo) e petrolatos, que como o nome já diz, são os derivados de petróleo. Esses são os piores, pois como não são solúveis, tendem a mascarar o cabelo e somente os produtos com sulfatos são capazes de retirar eles dos fios. Deu pra notar o ciclo vicioso aqui?

A ideia então é usar produtos mais leves, que também tem a função de limpar, mas que não prejudiquem tanto o cabelo e usar apenas produtos que são facilmente retirados com shampoos sem sulfato (óleos naturais, por exemplo).

Falando rapidamente do No Poo, essa técnica já visa cortar totalmente o uso do shampoo e aderir ao co-wash, que é lavar o cabelo com condicionadores específicos (que contém substâncias para limpeza).

Por que eu decidi aderir ao Low Poo?

Já tem alguns meses que eu decidi usar meu cabelo natural. Ele não é fácil, pois ele não é definido, é liso mas ondulado, também não é uma tarefa fácil depois de tantos anos usando progressiva, mas estou tentando. Essas duas técnicas valorizam muito quem tem o cabelo ressecado, geralmente ondulados, cacheados e/ou crespos. Claro que quem tem cabelo liso pode usar, principalmente o Low Poo (já que o No Poo, se você tiver o cabelo muito oleoso, talvez piore o quadro).

E esse shampoo que você inventou?

Na verdade a invenção não é minha, muitas pessoas já aderiram à fabricação dos seus próprios produtos, justamente porque não é muito fácil (nem tão barato) encontrar shampoo sem sulfatos e, como o uso de produtos naturais está liberado, muita gente faz experiências combinando produtos. Geralmente os produtos à venda que se encaixam no Low Poo são aqueles de linha “pós progressiva” – já que o sulfato tira a química.

Enfim, mas vamos ao que interessa, para fazer o shampoo, eu usei:

receita1

  • 1 sabonete Dove comum (alguns não podem ser usados, olhe sempre os componentes);
  • 2 colheres de Yamasterol amarelo (da linha Yamasterol, apenas o branco não pode ser utilizado para Low e No Poo);
  • 2 colheres de azeite extra virgem (sim, azeite! é um óleo natural muito bom e não, seu cabelo não vai ficar oleoso ou cheirando a salada);
  • 250ml de água fervente;
  • 1 recipiente vazio para guardar seu shampoo 😉

1º passo

receita2

Utilize um ralador (fui na faca mesmo) e rale todo o sabonete. Isso ajuda a derreter ele mais facilmente. Ah, o ideal é usar um recipiente de vidro, para não contaminar com produtos pesados (como potes de metal, por exemplo). Queria registrar que minha mãe odiou a ideia e falou que se a comida tiver gosto de sabão, ela vai dar com a tigela na minha cabeça. É uma fofa, né? <3

2º passo

receita3

Despeje a água fervida no sabonete e vá mexendo até derreter tudo. Algumas pessoas preferem derreter em banho maria, mas estava com preguiça e deu certo do mesmo jeito.

3º passo

receita4

Quando o sabonete estiver completamente derretido e morninho, coloque as 2 colheres de azeite e de Yamasterol e voilà, você tem o seu shampoo sem sulfatos.

Ainda não consegui fazer um antes e depois, mas gostei MUITO do resultado. Ele limpa muito bem, mas não deixa ressecado e o cheirinho de Dove fica bem agradável nos cabelos =)

Referências

6 comentários sobre “Receita de shampoo para Low Poo

    1. Oi Lívia, tudo bem?
      Então, geralmente não se usa objetos de metal quando pode causar alguma oxidação. Como estamos produzindo um produto relativamente “natural”, não vejo problemas em usar, eu mesma mexo com colher de metal. Só não é bom usar com tinta pra cabelo e/ou produtos químicos (alisamento etc)

      Beijo!

Deixe uma resposta