Eu fiz: Workshop de caligrafia

Oie!

Se você não leu meu perfil ou não me conhece, sou formada em Design Digital e trabalho há 5 anos na área (na A2ad), como UX Designer. Vou escrever mais sobre o assunto futuramente e, até falar um pouco mais sobre o que faço, caso alguém tenha interesse em investir na profissão.

O caso é que meu trabalho é relativamente mais focado em encontrar as melhores soluções para resolver os problemas dos websites. Isso inclui basicamente estudar muitas referências, fazer testes e por último, partir para a criação. Então minha veia “artística”, por assim dizer, só é despertada quando eu já tenho a ideia muito fechada do que o website precisa.

Como sempre gostei de escrever a mão e queria despertar um pouco mais essa veia artística, com indicação da amiga e companheira de trabalho Ingrid Muniz, resolvi fazer o Workshop de Caligrafia, com o professor Carlos Siqueira, oferecido pela Zupi Academy.

caligrafia1

O curso aconteceu no dia 16/4 e foi realmente surpreendente pra mim. Não achei que fosse me dar tão bem com o processo de “calibrar” a mão e a praticar a caligrafia. Claro que eu adoro escrever, como já disse, mas manter um padrão visual é totalmente diferente, principalmente quando você é tão acostumada a criar pra web e tem que lidar com o papel – que não tem ctrl+z pra desfazer o errado 😛

caligrafia2

O curso durou 8 horas e foi muito completo na minha opinião. O Carlos fez questão de apresentar o material básico, explicar as diferenças entre caligrafia, lettering e tipografia, além de nos fornecer uma pequena apostila com várias técnicas para treinar a mão para começar. Ele também mostrou item por item de seus materiais e qual era o efeito de cada um deles.

No dia, a Papelaria Universitária também tinha um stand lá no IED – Istituto Europeo di Design (onde o curso aconteceu) e eu pude garantir alguns materiais para começar a brincar:

caligrafia3

  • Kit básico de 12 cores de aquarela da Pentel;
  • Aquash Brush de ponta fina, também da Pentel;
  • Brush Pen da Towbow;
  • Brush Pen PITT da Faber-Castell

Todo o curso foi dado utilizando essa caneta PITT da Faber-Castell, já fornecida por eles (o que é bom, já que ela acaba rápido se usada constantemente) e é uma delícia para escrever. Essas letras das fotos em foram feitas com ela.

De longe, minha favorita é a Aquash Brush. A ponta é muito macia e maleável e por ter um repositório de tinta, a durabilidade é quase eterna. Gostei de usar ela apenas com água, molhando na tinta conforme a necessidade, mas é possível carregá-la com tinta também 🙂 Aqui está um pequeno teste que fiz e postei no meu Instagram:

Em breve eu quero criar uma conta só para isso, já que realmente gostei MUITO da experiência: além de ser algo estimulante é também ao mesmo tempo muito relaxante – eu perco até a noção de tempo quando estou praticando =)

Super recomendo o curso e se eu souber sobre novas datas, eu aviso por aqui =)

OBS1: Não recebi qualquer incentivo para falar sobre o curso ou recomendar pessoas/materiais.
OBS2: Minha conta para trabalhos de design, caligrafia e lettering é a @viapoli.design

Deixe uma resposta