close up of two flute glasses filled with sparkling wine wuth ribbons and christmas decor
Coisas da vida

Retrospectiva 2018

Olá!

Tudo bem que já estamos quase no meio do ano, mas resolvi quebrar meu hiatus retomando a minha retrospectiva e avaliando os pontos que deixei como objetivos lá no comecinho de 2018.

Antes disso, quero dizer: que ano, meus amigos. Em 2018 aconteceu de tudo um pouco: muitas mudanças, fim de ciclos, troquei de trabalho, tretas políticas, tretas na vida pessoal, fiquei doente algumas (várias) vezes e terminei o ano com meu gatinho doente 🙁

Resumindo, foi um ano pesado. Acho que ano de muita mudança “dói” um pouco assim mesmo, né?

Objetivos de 2018

1. Ler 35 livros

É, falhei miseravelmente nessa. Comecei o ano bem, com um ritmo bom, mas depois das minhas férias em junho entrei num limbo literário e travei total. Fui conseguir terminar o livro que comecei quase em DEZEMBRO e ainda estou meio devagar, mas retomando o ritmo agora com a rotina mais estabilizada. Fiquei devendo também resenhas dos livros lidos, mas vou tentar organizar tudo em um post só (fiquei devendo isso também com os livros de 2017).

2. Fazer mais trabalhos de caligrafia

Infelizmente o ano também foi fraco para as minhas letrinhas, apesar de ter nascido projetos muito bacanas. Por conta da correria e danações psicológicas (risos nervosos) acabei abandonando um curso muito legal de floreios com a Andréa Branco – parte ruim – mas tenho amigas maravilhosas do Letras Itinerantes, que me resgatam sempre e juntas fizemos dois projetos incríveis para o 2º Festival de Artes Gráficas que rolou em outubro.

Também fiz a identidade visual do casamento de amigos queridos! Foi uma oportunidade de colocar meu brinquedinho (iPad) para trabalhar e gostei muito do resultado.

Por último, terminei o ano fazendo uma arte linda pro mês de agosto do calendário de alunos da maravilhosa Lygia Pires (ainda dá tempo de baixar no site dela).

3. Viajar mais

Nhe, falhei nesse item também, por falta de organização e cansaço extremo haha. Fui viajar no carnaval e algumas para o interior, onde a mãe do meu namorado mora. Fora isso, não viajei =(

4. Lançar um blog sobre caligrafia

Ai quanta ideia boa, quanta falta de tempo pra por em prática. Esse também não rolou, apesar de ter mantido – razoavelmente – o Instagram de caligrafia atualizado. Vamos ver se esse ano rolam mais coisas nesse aspecto.

5. Aprender caligrafia digital

Ah, esse até que prosperou um pouco. Não lembro se quando eu tinha colocado isso como objetivo eu já tinha o iPad, mas isso me ajudou MUITO, principalmente pela falta de tempo de às vezes finalizar manualmente. Ainda não peguei o jeito, mas já podemos dizer que tô nos 50% do processo hehe. Esse foi o resultado da caligrafia para meus amigos que casaram:

6. Me conectar mais com a minha fé

Olha, acho que só por isso que eu ainda estou de pé, porque a vontade de sair correndo pelada por aí e largar tudo, é bem grande. Eu me considero razoavelmente “mística” e acredito em diversas vertentes de conexão com o universo e com nós mesmos, então testei um pouco de Runas de Odin (uma leitura e conexão com guardiões ou guias pessoais), Tarot e fiz também um Mapa Astral e Numerologia.

Em resumo, nenhuma dessas alternativas, práticas ou religiões vão te dizer o que fazer, eles podem dar pequenos indícios e um pouco mais de conhecimento sobre você mesmo que te ajuda a passar por alguns obstáculos, mas tudo é vivência mesmo. Eu gostei muito e quero continuar consultando, mas pra 2019 quero ir um pouco mais além.

7. Distribuir melhor meu tempo entre minhas atividades

HAHAHA
Essa é uma piada pronta. Foi o ano que eu mais me desorganizei, em todos os aspectos. Acumulei trabalhos com freelas, com estudos, com trabalho voluntário, com vida pessoal e BOOM. Acho que cheguei na beira de uma Síndrome de Burnout algumas vezes – se ainda não estou andando por ela. Perto do fim do ano notei a onda que eu estava e comecei a dizer alguns “não’s” extremamente necessários, devo trabalhar mais nisso esse ano.

8. Focar

Foco 0, próximo item! 😛

9. Economizar dinheiro

Ah, esse a capricorniana gosta. Única coisa que ainda me deixa orgulhosa é minha organização financeira, finalmente um ano em que passei 0 apertos, 12 meses sem visitar a famosa conta vermelha. É um assunto para um post completo, mas hoje estou me organizando com uma planilha geral, invisto no tesouro direto e tenho feito experimentos com a NuConta (do NuBank).

O item 10 por algum motivo (dislexia talvez), eu não registrei, mas vamos seguir em frente.

Objetivos para 2019

1. Viajar, viajar, VIAJAR!;
2. Autonomia de tempo e de vida profissional;
3. Progredir com a QueroStickers;
4. Concluir o curso de Floreios da Andréa Branco e fazer mais trabalhos de caligrafia;
5. Estudar mais sobre investimentos e organização financeira;
6. Trabalhar mais ainda o lado espiritual;
7. Ler 35 livros!;
8. Falar mais “não” e evitar confrontos desnecessários;
9. Ficar mais perto dos meus amigos;
10. Postar mais no blog e expor mais meus trabalhos.

4 comentários

  1. Tatiana S. R. Cunha diz:

    As vezes eu não acredito que você é uma pessoa só ♥️

  2. Vivian Aparecida de Oliveira diz:

    tret

  3. Vivian Aparecida de Oliveira diz:

    ioio

  4. Vivian Aparecida de Oliveira diz:

    kkk

Deixe uma resposta