Coisas da vida

Retrospectiva 2017

Oie!

Tô meio atrasada? Um pouquinho. Afinal, 2018 já começou há algumas dias, só que nunca é tarde para olhar pra trás e aprender alguma coisa (mas só olhe pra trás pra isso, tá?).

O ano de 2017 foi um ano intenso: louco, estranho e bizarro. Completamente diferente do normal. Foi leve e foi pesado. Certeza que durou mais de um ano, não é possível! Apesar dos pesares, foi um ano de muito aprendizado e realizações pessoais.

Em 2016 eu tinha deixado aqui minhas 10 pretensões para o ano que passou, e o que eu fiz?

1. Ler 35 livros

É, o ano não foi muito bom para as leituras. Das 35 que me comprometi, só consegui cumprir 20. Como não quis que ler fosse uma obrigação (porque é um prazer), aceitei os dias de “bode” e de cansaço, e fui lendo devagar. Quem sabe em 2018, né?

2. Conhecer os EUA

Ganhando um abraço do Chewbacca <3

Siiiiim! Esse estava na lista desde 2015 e eu finalmente consegui cumprir. Nem acredito que tudo aquilo aconteceu. Minha primeira viagem para os EUA não poderia ter sido melhor, eu fui pra Disney \o/ Não tem um dia que não sinta saudades de lá, não vejo a hora de voltar!

3. Economizar/Investir dinheiro

Esse foi um ano que eu me dediquei a entender um pouco melhor sobre o que fazia com o meu dinheiro. Apesar de ser essencial, ele não nos define, mas também não pode nos limitar. Eu estava com problemas direto com isso, ficando no vermelho facilmente e acabava não descobrindo qual torneira estava aberta. Comecei a organizar tudo em planilhas e a ler mais sobre Tesouro Direto (recomendo!) e, com muito esforço e determinação, passei 12 meses longe do vermelho! \o/ Não to rica (ainda) mas estamos trabalhando pra não ficar mais pobre, ne? 😛

4. Fazer mais cursos relacionados à caligrafia

Aaaaa, pra isso o ano foi fantástico. Realizei muitos sonhos caligráficos <3 Retomei os cursos em Março (acho) e não parei mais. Teve giz, brush, fundamental, cursiva inglesa. Teve curso com a mestra Andréa Branco, teve muitos encontros caligráficos com as queridas @letrasitinerantes e teve muitos “formação” nos cursos da FOFA Lygia Pires! Que 2018 traga muito mais!

5. Iniciar um negócio próprio

Não foi bem um início de negócio próprio, mas o estudo de caligrafia me trouxe projetos novos que eu me dedico a postar no perfil @letrasdaviapoli. Quero que isso vire um negócio em breve, então torçam por mim!

6. Publicar meu portfolio e novo layout do blog

Isso tá mega difícil, vamos pular 😛

7. Viajar com a minha mãe

Não foi tão bom quanto eu gostaria, mas pelo menos consegui viajar com ela no carnaval. Espero levar meu amor pra viajar mais em 2018 <3

8. Ir mais ao cinema

Se não consegui levar minha mamãe pra viajar mais, pelo menos fomos MUITAS vezes ao cinema. Consegui voltar a ir com frequência e não perder os filmes que gostaria muito de ver <3

9. Lançar uma fanpage para o blog/portfolio

Eu não lancei pro blog, mas lancei para o perfil de estudos caligráficos, a fanpage do Letras da Viapoli <3 Em breve quero começar um blog também, dando dicas para quem está começando como eu.

10. Estudar uma nova língua

Queria ter estudado espanhol ou alemão, mas em 2017 não rolou. Quem sabe esse ano, né?

De 10 objetivos, 6 foram cumpridos. Uma boa média, não? Como disse, 2017 foi um ano incrivelmente intenso, de muito trabalho, de muitas coisas mudando… Agora em 2018 quero realizar muitas coisas que comecei em 2017 e melhorar ainda mais o que for preciso para ter uma vida mais tranquila =)

E aqui estão meus objetivos para o ano que já começou:

  1. Ler 35 livros;
  2. Fazer mais trabalhos de caligrafia;
  3. Viajar mais;
  4. Lançar um blog sobre caligrafia;
  5. Aprender caligrafia digital;
  6. Me conectar mais com a minha fé;
  7. Distribuir melhor meu tempo entre minhas atividades;
  8. Focar;
  9. Economizar dinheiro.

Vamos ver a lista lá em 2019! 😀

Deixe uma resposta