Oie
Já tem aproximadamente 1 ano que me libertei dos hormônios sintéticos e tenho experimentado novas sensações no meu corpo. No geral, todas as mudanças continuaram positivas assim como quando postei aqui quando completei 6 meses sem usar anticoncepcional. Uma única coisa que piorou foi a acne.
Não experimentava a dor da acne hormonal desde os meus 13/14 anos e confesso que não estava com saudades. O processo de ficar tomada por elas foi bem do nada pra falar a verdade: um dia minha pele estava ótima e noutro, não mais. As áreas mais afetadas foram o lado esquerdo do rosto, pescoço, ombros e costas.
Bom, eu tentei diversos produtos mas não consegui combater isso sozinha. Precisei procurar ajuda de uma dermatologista. A primeira solução é sempre voltar a tomar anticoncepcional, mas esse item pra mim, nesse momento da vida, é inegociável. Então começamos o tratamento com o uso de um antibiótico e alguns produtos para a pele.
Obviamente não vou citar o nome do antibiótico, pois é um tratamento muito sério, você não pode nem sonhar em engravidar e tem que cuidar muito bem da saúde enquanto faz uso da medicação, pois é muito forte – mas adianto que não era o famoso Roacutan. Já os demais produtos foram:
- Sabonete Puriance – para lavar o rosto de manhã e pela noite
- Epiduo Gel – um gel para passar antes de dormir e remover pela manhã, pode causar um pouco de irritação
- Nutrel Gel – para substituir o Epiduo nos dias que a pele ficava muito sensível
- Ensolei – esse foi o protetor solar que ela me indicou a usar a partir de então
O tratamento com antibiótico durou ao total 4 meses: 2 tomando um comprimido diariamente e mais 2 tomando um comprimido dia sim, dia não.
Apesar de ter sido muito funcional em tratar a inflamação e o aparecimento de novas espinhas, esse tratamento não foi eficaz para tirar as manchas e marcas que ficaram. Foi então que minha querida amiga Fabi Latorre – enfermeira estética – veio me salvar.
Fiz um tratamento com ela de aproximadamente 2 meses: sessões de limpeza de pele, peeling, esfoliação, remoção dos “milhos” (aquelas pequenas bolinhas embaixo dos olhos) e 2 sessões de microagulhamento, um tratamento que está bem em alta no momento que consiste em perfurar a pele com mini agulhas, estimulando a renovação e cicatrização da pele. Vou contar que ao final do tratamento nem pareço eu mesma.
Claro que como minha acne é hormonal, eu tenho que manter os cuidados sempre para não ter recaídas e crises (inclusive, estou passando por outra crise no momento, blé) que basicamente se resume a comer e dormir bem, usar os produtos corretos e torcer pelo melhor 😛
Hoje minha rotina de cuidados com a pele ficou assim:
- Lavar com sabonete pela manhã, nesse momento estou usando o Acnefilll da marca Samana;
- Protetor solar, da Ensolei;
- Hidratante oil-free da Neutrogena quando sinto que estou meio ressecada;
- Base secativa Acnefill da Samana;
- A noite quando chego, lavo novamente o rosto com o sabonete e aplico, para dormir, a vitamina C da Peel line – removendo pela manhã no banho;
- Já nas costas, eu lavo com o creme de damasco para gomagem da Peelline e passo o ácido glicólico da Hinode – esse só pela noite e lavando pela manhã;
- Quando percebo espinhas inflamadas, uso o gel secativo Acnefill da Samana.
Ufa, é um arsenal, eu sei.
Apesar dos pesares e do tratamento ter sido longo, estar sem anticoncepcional foi uma libertação pra mim: me sinto mais conectada comigo mesma e com as minhas emoções, consigo sentir a variação do meu ciclo e meu humor é muito mais estável. Sinto menos dores e minha saúde também melhorou muito.
Claro que não vou dizer que toda essa mágica também foi só porque parei de tomar remédio, porque também mudei meu estilo de vida: hoje como melhor, me exercito e tenho uma rotina de sono mais adequada. Então juntar isso com o tratamento externo certo, foi sucesso!
E você, teve muito problema com a acne após para de tomar anticoncepcional? Conta aí pra mim!
Não sei mais oque fazer para me livrar das minhas acnes !
Meu rosto é todo manchado não consigo olhar para uma espinha sem apertar 🙁
As acnes aparecem qdo vou menstruar e qdo entro no período de ovulação … ai é uma tristeza só! Só alivia um pouco as espinhas se eu tomar anticoncepcional, como não tomo … aparecem. Amanhã vou marcar dermatologista pq estou cansada de passar um monte de porcarias no meu rosto e nada !
Acho que tenho tratar o problema de dentro pra fora …e isso só com antibióticos !
Gostei do seu Post , fiquei mais animada pra procurar o dermato , depois vou fazer limpeza de pele !
Uma duvida , será q posso fazer o tratamento de limpeza de pelo …junto com o tratamento para acne ?
Ou seria só depois que terminar???
Obrigada 😘
Oi Débora! É tão ruim né? Eu fico muito triste também porque é um cuidado que a gente tem que ter meio que pra sempre, já que tem essa tendência. Mas que bom que te animou, às vezes a gente precisa de uma ajuda interna mesmo. Hoje ainda nasce umas horríveis, mas bem menos que antes. As marcas também me incomodam super, mas aos poucos e com o tratamento da dermato + limpezas, deu uma boa aliviada. Não precisa esperar começar o tratamento não, pode ir fazendo as duas coisas juntas 🙂 Espero que melhore logo =*