Oie!
Não sou uma pessoa que pode se dizer viciada em organização, mas com o tempo, percebi quanto tempo e produtividade eu perdia por conta da minha bagunça. Também não sou um exemplo a ser seguido, mas se eu consegui me encontrar, então acho que qualquer pessoa também pode.
Como gosto muito de ter todas as minhas ideias, escritos, fotos e trabalhos por perto, era muito complicado manter isso de uma forma que fizesse sentido, sem que tudo ficasse misturado.
Na verdade, se eu fosse definir o que é ser organizado, seria mais ou menos:
“Não esquecer das coisas importantes e ter tudo o que é preciso sempre por perto quando se fizer necessário.”
Demorei um pouco pra chegar nesse estágio e a cada dia, mais softwares e aplicativos são lançados para ajudar. Logo, se organizar é um grande teste. Às vezes funciona de um jeito, depois começa a funcionar de outro e assim vamos nos adaptando.
Indo direto ao ponto, fiz uma lista com 10 coisas que você pode fazer para ser mais organizado. São atitudes relativamente simples, mas que a longo prazo vão te ajudar muito. Espero que seja útil (:
1. Faça listas
Tenha um caderninho ou um software, mas liste tudo o que você precisa/quer fazer ao longo dos dias. Deixe sua cabeça vazia. Não há nada pior pra atrapalhar a vida (e o sono) do que esquecer de algo que tinha pra fazer. Uma boa dica pra dormir melhor, é antes de preencher uma lista de atividades para o dia seguinte ou tudo o que estiver passando pela sua cabeça, assim você pode deitar mais tranquilo(a).
2. Se livre do papel
Nesse caso não estou falando do caderninho ou da agenda, mas daquele papel que só causa incomodo mesmo. Um exemplo? Aquele monte de papel de propaganda que você recebe, revistas que não lê, os boletos que você já pagou. Experimente digitalizar tudo o que você pode querer consultar e o que não for útil, jogar no lixo. São menos coisas para entulhar sua casa e consequentemente menos coisas pra te preocupar depois, afinal, esse monte de papel só serve pra te fazer perder o que você realmente precisa.
3. Tenha uma agenda
Pode ser de papel ou digital. Ninguém merece perder um compromisso por ter esquecido de anotar ou chegar atrasada(o). Imagine se for uma entrevista de emprego? Ou uma consulta que você precisava? Pois é, escolha a forma que for mais útil pra você, mas anote seus compromissos em algum lugar – de preferência com lembrete.
4. Organize suas tarefas
Uma boa aqui é usar o passo número 1, é bom organizar as tarefas em listas, separando por local. Por exemplo, tenha uma organização para separar suas tarefas para o trabalho, casa, rua etc. Aqui vale o mesmo, no papel ou no digital, anote o que você precisa fazer – principalmente em ordem de prioridade – em algum lugar.
5. Mantenha um acervo de conteúdo para consulta
Esse passo eu acho mais útil ser arquivado digitalmente, principalmente porque se é um conteúdo de consulta, você geralmente pode precisar dele em lugares além da sua casa. Hoje eu ainda utilizo o Evernote para organizar meus conteúdos de consulta: links, processos, nomes de remédios que já usei, senhas etc.
6. Tire uma hora por dia para organização
Já aprendi que se você deixa pra organizar sua vida/casa apenas um dia, vai sempre perder um dia organizando tudo de novo, mas se fizer um pouquinho por dia, sempre vai ter uma organização mínima. Isso é lógica. Então faça um pouquinho por dia e sua vida estará sempre organizada. Limpe sua caixa de e-mail, apague fotos desnecessárias do celular, recolha o lixo, passe um pano no chão… são algumas das atividades que você pode fazer todos os dias 🙂
7. Planeje três tarefas principais para seu dia
Antes de se imaginar como um super-herói e achar que pode fazer tudo (e consequentemente ficar frustrado), separe 3 principais tarefas para o seu dia. As mais relevantes e importantes para o dia ser considerado bom. Conseguindo fazer as três, todo o restante será lucro e você se sentirá muito mais motivado e tranquilo – além de ter tempo para fazer coisas legais que você deseja.
8. Transforme suas grandes tarefas em pequenas tarefas
Depois que você separou suas três grandes tarefas, talvez você fique assustado e queira “fugir” delas, protelando o trabalho de alguma maneira: indo fazer algo menos importante, indo acessar as redes sociais etc. Então, se a tarefa parecer grande demais e você não sabe como começá-la, faça sub tarefas bem pequenas para te estimular – serão pequenas vitórias. Quando você perceber, já fez a tarefa completa!
9. Tenha sempre papel e caneta por perto
Digo e repito: tenha um caderno de bolso. Sim, você pode usar o celular, pode usar o computador, mas nada se compara ao bom e velho casal papel & caneta. Você pode fazer anotações mais complexas ou usá-lo como um diário, além de ser muito mais seguro pra você segurar por aí do que o seu celular, né?
10. Crie pastas e um formato fixo para nomear seus arquivos
Isso aqui pode beirar ao TOC 😛 Mas eu acho que é muito mais fácil quando eu sei exatamente onde está o arquivo que eu preciso. Por exemplo, sei que fui à um show em Novembro de 2016, por que não fazer um arquivo pessoal, separando suas fotos por Ano/Mês? Dei um exemplo simples, mas imagine que você precisa de um arquivo super importante mas não lembra onde guardou? Crie uma organização que vá te favorecer. Podem ser pastas por projetos, separados por data; pastas por data, separados por projetos… As opções são infinitas, faça um fluxo no papel e pense em como você gostaria de encontrar seus arquivos mais facilmente.
Extras
Aqui estão uns softwares que uso e que talvez possa te ajudar =D
Habitica
Aqui não só é possível listar hábitos, tarefas diárias e afazeres como você faz tudo isso enquanto “joga”. Pois é, você é um personagem e ganha moedas conforme suas atividades são feitas e também mascotes. Com o dinheiro é possível comprar equipamentos e até escolher uma classe para seu personagem, como se fosse um jogo de RPG mesmo. Ainda vou fazer um post especificamente pra ele, mas é muito legal e é o que eu uso para listar tudo o que preciso fazer. Ah, ainda é possível criar uma equipe convidando seus amigos <3
Evernote
Evernote é meu amor pra vida inteira. Já utilizei muito mais – antes de conhecer o Habitica – mas ele ainda é muito importante. É onde eu anoto ideias, links e meu acervo de conteúdo que uso diariamente. Já mostrei como organizo ele aqui no blog.
Além desses, também utilizo o Dropbox para ter arquivos imprescindíveis e fazer backup das minhas fotos do celular; a agenda do Google para registrar meus compromissos, deixando o lembrete ligado; o Google Drive para minhas planilhas financeiras, documentar relatórios de freelas, entre outros; um HD externo para carregar meus arquivos gerais de trabalho e, claro, um bom bloquinho de papel e uma caneta.
Espero que com todas essas dicas você consiga se organizar da melhor maneira, seja mais produtivo e se sinta cada vez mais livre para fazer o que realmente importa.