Dicas,Livros

Como trocar seus livros usando o Skoob

Se você está com a casa cheia de livros mas não sabe o que fazer com eles, que tal trocá-los por novos? Com o Skoob isso é possível e bem fácil de fazer. Para quem não sabe, o ele é uma rede social de leituras e leitores. Nele é possível cadastrar o que está lendo atualmente, o que pretende ler, o que quer comprar, participar de sorteios das editoras, listar quais exemplares emprestou E trocar seus livros.

Habilitando o sistema de trocas

Para trocar livros, primeiro você precisa transformar seu perfil em Plus. Não é preciso pagar nada, apenas acessar o menu Explorar e depois Plus – Trocas. Clique em Atualizar e está feito. Nesse momento, um botão com o título Plus aparecerá do lado do seu nome de usuário. Ele será amarelo, pois indica que você precisa realizar trocar para obter créditos e então poder solicitar novos livros – que deixará o botão azul, como o meu.

Colocando os livros para troca

Como disse, assim que você habilitar o sistema Plus, você precisará primeiro trocar livros para poder solicitar novos. Basta então acessar a página do livro que você deseja trocar e habilitar a opção Troco. Bem simples, né?

Editando as informações e os créditos do livro

O sistema de trocas do Skoob é bem justo, os livros trocados não valem dinheiro – o que faria cada pessoa vender por um valor diferente – mas por créditos: sendo 1 ou 2. Uso 2 créditos apenas para livros que paguei acima de R$40, do contrário, deixo o padrão que é 1 crédito só. Para editar essa informação, basta clicar na opção +e na caixa que abrir, selecionar a opção Editar para troca. Lá será possível editar a quantidade de créditos, subir uma foto atual do livro e colocar uma breve descrição do estado dele.

Recomendo investir um tempo nesse ponto, pois assim suas chances de troca aumentam muito, já que os usuários vão preferir saber como está o livro que querem, né? Ao clicar apenas em Troco, por padrão ele fica sem foto, sem descrição e valendo apenas 1 crédito.

Aceitando e enviando sua troca

Quando alguém solicitar seu livro, basta acessar o sistema Plus e depois clicar em Recebidas, onde você terá acesso ao usuário que fez a solicitação e seus dados. Para enviar é super simples, mas tem um pulo do gato que as agências dos Correios não contam.

Ao invés de enviar como uma encomenda normal, na parte do embrulho onde estiver os dados do destinatário, escreva no rodapé: Impresso Nacional – Pode ser aberto pela ECT. Chegando lá, peça para que o envio seja feito via Registro Módico. É uma modalidade específica para envio de livros e impressos, baratinha e com código de rastreio (que você vai informar no site após o envio).

Eu já mandei para vários lugares do Brasil e o valor máximo que paguei foi em torno dos R$9. Se você for colocar na balança que está adquirindo um livro novo por esse valor, é bem barato – além de você não ter o incomodo de ficar com livros que não gostou tanto assim, mas que alguém pode amar.

Usando os créditos

Assim que o usuário informa o recebimento do livro que você enviou, o sistema libera automaticamente seus créditos. Para solicitar um livro novo é tão fácil quanto colocar para trocar. Acesse o menu Plus, procure o livro desejado utilizando a busca, clique em Verificar e acesse a lista de usuários que disponibilizou o exemplar. Nessa hora, sempre priorize quem colocou fotos ou descrição (por isso é importante que você coloque também) e a reputação de quem está trocando.

Essa informação aparece logo abaixo do nome do usuário e você pode clicar em Ver reputação para ver os comentários, que são obrigatórios na hora de concluir uma troca. Se o usuário não aceitar sua troca em até 5 dias, você pode cancelar e seu crédito voltará pra sua conta normalmente.

Trocando livro por livro

Eventualmente você ou outro usuário estarão sem créditos, então é possível utilizar o sistema de mensagens para combinar uma troca de livro por livro. Obviamente não valerá créditos, mas ainda é possível conseguir um livro que você deseja em troca de um que já possui. Já fiz várias trocas assim também e recomendo, mas sempre lembre de olhar a reputação do usuário no Plus, se houver.

Divirta-se e troque seus livros

Todo esse processo pode parecer um pouco complexo no início, mas é bem simples e intuitivo, além de ser viciante. Hoje em dia eu não fico mais com livros que eu não tenho certeza que lerei novamente, o que mantém minha estante sempre com títulos novos para ler e menos livros pegando pó 🙂

Ah, você também pode desabilitar as trocas por um tempo, basta acessar o menu Plus e clicar em Ativar ou Desativar.

Boas trocas e boas leituras <3

Deixe uma resposta